Consultórios
Rua Castilho, 65, 5ºEsq, 1250 – 096 Lisboa
Sukha Wellness Within
Avenida Nossa Sra do Rosário 1056, Cascais
Caracterizam-se pela tristeza sem motivo ou causa aparente ou por uma causa concreta (p.e morte ou perda de um ser querido) que se prolonga no tempo, pela perda de interesse ou prazer em quase todas as atividades, assim como pensamentos negativos sobre si, os outros ou determinadas situações. É mais prevalente nas mulheres do que nos homens. Pode manifestar-se em qualquer idade, mas é mais frequente o seu aparecimento na idade adulta. Elevados níveis de ansiedade em crianças podem ter correlação com depressão e ansiedade no adulto.
Podem estar associados a factores genéticos , a alterações hormonais nas mulheres (p.e depressão pós-parto, ou em dias prévios a menstruação), a problemas de saúde graves ou pelo facto de ter vivido situações traumáticas.
Para fazer o diagnóstico de transtorno de depressão, tenho o cuidado de distinguir o que é a doença depressiva do estado depressivo associado a eventos específicos. Esta avaliação poderá incluir o diagnóstico e seguimento conjunto com o psiquiatra da equipa.
O tratamento consiste em ajudar o paciente a aliviar a dor através de técnicas e ferramentas específicas , melhorando seu estado de humor e reação, capacitando para mudanças de comportamentos mais positivos e prazerosos. O processo também ajuda a identificar precocemente os sinais de pensamentos, comportamentos e sentimentos , permitindo evitar entrar no estado depressivo mais profundo, dando maior capacidade de controlo e assim aumentar a auto-estima.
Sintomas e sinais de alerta
- Apatia perante coisas ou atividades que costumava gostar;
- Mudança de apetite, do peso corporal (mais ou menos peso) e atividade psicomotora;
- Fadiga;
- Alterações do sono;
- Humor irritável;
- Dificuldade para pensar, concentrar e tomar decisões;
- Sentimento de culpa, inutilidade e desamparo;
- Pensamento de morte ou suicidio;
- Efeitos colaterais de medicamentos para outras doenças.