Consultórios
Rua Castilho, 65, 5ºEsq, 1250 – 096 Lisboa
Sukha Wellness Within
Avenida Nossa Sra do Rosário 1056, Cascais
Caracterizam-se por comportamentos impulsivo-compulsivos em relação a diversas substâncias, atividades e condutas. Apresentam sintomas cognitivos, comportamentais e fisiológicos específicos para cada dependência. A propensão para desenvolver estes comportamentos advém de factores genéticos, neurobiológicos, psicológicos e/ou ambientais.
Estes transtornos podem estar relacionados com o consumo de substâncias psicoativas, atividades e/ou condutas (hábitos aparentemente comuns que se tornam incontroláveis).
Tratar dependências e adições com sucesso tem muito a haver com a motivação do paciente. O tratamento será definido caso a caso, tendo em conta a gravidade da situação, aplicando metodologias eficazes já comprovadas.
O objetivo a alcançar é identificar os fatores desencadeantes deste comportamento , aprender a lidar com estas atividades e condutas auto – destrutivas e obter uma recuperação e estilo de vida mais saudável.
Dependência de substâncias psicoativas(drogas, tabaco, álcool e medicamentos) – caracteriza-se pelo uso contínuo das mesmas, na procura do prazer imediato, apesar dos problemas significativos relacionados com a substância.
Sintomas e outros sinais de alerta
- Esconder e mentir sobre o uso;
- Mudanças de hábitos por causa do consumo;
- Pensamento obsessivo em usar e como conseguir mais;
- Consequências negativas em várias áreas da vida;
- Aumento da tolerância física à quantidade de substâncias consumidas;
- Perda de controlo, falta de controlo ou tentativas de controlo sem sucesso;
- Síndrome de abstinência.
Dependência ou adições de atividades e condutas (jogo, internet, sexo, compras entre outros) – actividades aparentemente normais que deixam de o ser quando se tornam padrões comportamentais de excesso, assumindo características e consequências nocivas.
Sintomas e outros sinais de alerta
- Necessidade e aumento de frequência e tempo destinados a essas atividades;
- Procura de prazer imediato;
- Mal estar emocional quando não praticam a atividade (insónia, irritabilidade, tristeza e inquietação);
- Procrastinação em relação às suas responsabilidades;
- Consequências negativas a nível físico, cognitivo, social e até financeiro.