Consultórios
Rua Castilho, 65, 5ºEsq, 1250 – 096 Lisboa
Sukha Wellness Within
Avenida Nossa Sra do Rosário 1056, Cascais
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem da psicoterapia focada na forma como o ser humano interpreta os acontecimentos, e como estes o afetam, e não nos acontecimentos em si.
Esta abordagem considera a forma como cada pessoa vê, sente e pensa uma situação específica, que possa causar dor, desconforto, tristeza ou outra sensação negativa.
Utiliza-se um conjunto de técnicas e estratégias terapêuticas que trabalham a queixa do paciente e o que gera dificuldades e sofrimento, para obter resultados positivos através de alterações dos pensamentos, comportamentos e sentimentos. Trabalha-se a criação de estratégias para lidar com o sofrimento.
Ao identificar a dor em conjunto com o paciente, o passo seguinte é encorajá-lo a obter novas formas de a enfrentar e lidar com a realidade de forma mais saudável e positiva. Esta reestruturação cognitiva e comportamental, faz com que o paciente adquira maiores capacidades e habilidades para ter autonomia e lidar com as situações individualmente.
A Terapia Cognitiva Comportamental destina-se tanto ao tratamento de transtornos psicológicos e emocionais (como a depressão, ansiedade, conflitos internos, transtornos psicossomáticos, transtornos alimentares, fobias, traumas ou dependências) como ao tratamento de questões que envolvem a vida como um todo (como, por exemplo, as interpessoais (terapia de casal e de família), sexualidade, escolhas profissionais, luto, separações, perdas, stress, dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento pessoal).
A principal vantagem deste processo reside na sua rapidez (por norma entre 3 a 6 meses) em comparação com outro tipo de psicoterapias, dependendo da situação trazida e do vínculo estabelecido entre o paciente e o terapeuta. Os resultados positivos obtidos através desta abordagem são os principais fatores na procura da TCC.