Consultórios
Rua Castilho, 65, 5ºEsq, 1250 – 096 Lisboa
Sukha Wellness Within
Avenida Nossa Sra do Rosário 1056, Cascais

A realidade virtual traz um vasto potencial para um maior conhecimento sobre o funcionamento do cérebro humano. É utilizada há mais de 15 anos no campo da investigação, com provas dadas de eficácia, nos principais hospitais da Europa e EUA.
A plataforma de realidade virtual por mim utilizada, foi especificamente desenvolvida para terapeutas e profissionais de saúde mental por uma equipa multidisciplinar composta por psicólogos, engenheiros informáticos e especialistas em videojogos 3D, e é actualmente utilizada por psicólogos de vários países, em instituições como as universidades de Stanford, Barcelona, Baleares, Zaragoza, Continental, Sarayevo ou Wayne State, ou fundações como Fundaneed, Cincinnati Children´s Dignity Street, Diagrama, ou NHS e hospitais como o Del Mar, Authority, Vall D´Hebron e San Juan Despi Moises Broggi.
A realidade virtual permite uma experiência imersiva, conseguida através de programas computacionais desenhados em 3D, que provoca uma estimulação multi-sensorial (visual, auditiva e até cinestésica) levando o cérebro a gerar pensamentos, emoções e reações similares a uma situação real.
“Ao aprofundar o conhecimento desta tecnologia a favor da saúde mental, entusiasmou-me o facto de agregar meios virtuais específicos a cada caso, proporcionando-me um instrumento de avaliação e intervenção para atingir o objetivo terapêutico. Os ambientes virtuais permitem trabalhar “dentro” de uma situação específica ajudando o paciente a alcançar estados emocionais, cognitivos e físicos mais positivos, através das experiências vividas e depois replicadas no seu dia a dia.”
O psicólogo necessita de ter treino e formação específica na terapia com a realidade virtual e na sua plataforma, cujas técnicas e ferramentas estão em constante atualização.
Nas consultas presenciais, o paciente utiliza os óculos da realidade virtual e nas consultas online, o instrumento é o seu próprio smartphone, no caso de não possuir óculos próprios, obtendo também resultados positivos.
O terapeuta tem o total controlo do que está a acontecer durante a experiência monitorizando as respostas em tempo real para tornar a intervenção mais eficiente.
Esta ferramenta é adequada para todas as idades e direcionadas para casos de:
- Ansiedade generalizada
- Ansiedade Social
- Ansiedade aos exames escolares e na universidade
- Stress e traumas
- Depressão
- Transtornos alimentares
- Transtorno obsessivo-compulsivo
- Transtornos aditivos
- Transtorno de sono
- Medo de altura (acrofobia)
- Medo de espaços fechados (claustrofobia)
- Medo de voar
- Medo de conduzir
- Medo do escuro e trovoadas
- Medo de animais
- Medo de lugares e situações que possam causar um ataque de pânico, podendo ser em lugares abertos ou fechados, com algumas pessoas e/ou multidões (agorafobia)
- Medo de falar em público
- Medo de agulhas ou entrar numa máquina de ressonância magnética.
- Bullying
Os tratamentos com o auxílio da realidade virtual tiveram grande adesão por parte dos pacientes, já que são mais efetivos, com resultados mais rápidos, e permitem encurtar o tempo de tratamento.
Links
Vai conter links de estudos da utilização da realidade virtual